sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mineração

Quando se espalhou a notícia de que havia muito ouro na região de São Vicente (SP e MG), muito foram atrás com a ilusão de dinheiro fácil e rápido. Muito ouro foi extraído. Os tipos de mineração: Lavra - grande empresa que explorava as jazidas com o trabalho de muitos escravos, até o trabalho dos faiscadores que trabalhavam por conta própria, usando apenas uma bacia e outros intrumentos toscos. A Mineração, não exigia tanto investimento, como a produção do açúcar, que exigia grandes engenhos e etc, qualquer pessoa poderia investir na mineração tendo pouco ou muito recurso financeiro, com a atividade mineradora, veio a urbanização e grandes cidades de até 40 mil pessoas surgiram, o que não existia até então. O auge da mineração foi em 1750, mas30 anos depois a prod. já era a metade, a decadência econômica foi rápida, e alguns rincões foram despovoados, e alguns voltaram para as atividades agropecuárias, mas Minas continuou sendo uma das capitanias mais bem povoadas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atenas e Esparta

Duas unidades político-administrativa notáveis foram Atenas e Esparta, essas cidades-estado eram rivais no século V a.C. 
Atenas tornou-se uma cidade rica pois praticavam comércio no mar Mediterrâneo, inclusive o de escravos, estendendo assim grande influência sobre outras regiões, com o crescimento de Atenas, também crescia outra potência, a Pérsia, seu crescimento ameaçava as cidades gregas que procuravam proteção de Atenas, os persas atacaram a Grécia, porém foram derrotados, com a ajuda da cidade-estado esparta, mas Atenas foi destruída num incêndio pelos Persas.
Para evitar futuros ataques, criaram a Liga de Delos, cujas cidades afiliadas pagavam tributo para forças militares da Liga, mas Atenas usava os tributos para também reconstruir a nova Atenas, e na Liderança de Péricles, muito mais pessoas conseguiram participar da democracia num sistema que funcionava dando remuneração aos pobres que não podiam deixar o trabalho para exercer esse direito e não poderia ser representado por ninguém, usando também os tributos da Liga de Delos, muitos eram contra , mas foi muito bom para a inclusão desses cidadãos que não tinham recursos.
Atenas era muito poderosa e influente, e Esparta era contra isso, pois era do princípio das poleis , Esparta então organizou a Liga do Peloponeso que com suas aliadas entraram numa Guerra contra Atenas e a Liga de Delos conflito conhecido por Guerra do Peloponeso.
Esparta saiu vencedora, e acabaram cegos pelo poder que conseguiram, e imporam sua hegemonia pela Grécia assim como fez Atenas, desagradando outras cidades-estado que tentavam vencer Esparta, tantas desconfianças não os deixaram ver que uma força estrangeira viria, os Macedônios que invadiram a Grécia, ao comando de Felipe II no século IV a.C.  iniciava-se a expansão do império de seu sucessor Alexandre o Grande...


Atenas e Esparta - Diferenças


No que diz respeito às instituições políticas, Atenas conta com uma trajetória onde depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, criou-se uma forma de governo democrática. Mesmo sendo considerado um “governo do povo”, aqueles que participavam da democracia ateniense correspondiam a menos de 20% da população. Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia. Além disso, existiam dois reis, que formavam a chamada Diarquia. As funções desses reis eram ligadas às questões religiosas e militares.  


O papel desempenhado por homens e mulheres nas sociedades ateniense e espartana, também tinha suas especificidades. Em Esparta, as mulheres recebiam uma rigorosa educação física e psicológica. Além disso, elas participavam das reuniões públicas, disputavam competições esportivas e administravam o patrimônio familiar (enquanto seus maridos estavam em guerras, o que era muito comum). Em contrapartida, a cultura ateniense restringia suas mulheres ao mundo doméstico. A docilidade e a submissão ao pai e ao marido eram valores repassados às mulheres atenienses. 


Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo. Os jovens espartanos aprendiam a escrever aquilo que era estritamente necessário. Dessa forma, o cidadão espartano deveria ser forte e resistente, um indivíduo apto para as batalhas militares.