quarta-feira, 27 de abril de 2011

1 - ''Atualidades'' BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China

Resumo:


Apesar do Brasil ser um país de grande território, riquezas naturais e etc, Brasil sempre exerceu papel secundário no cenário internacional. Mas essa situação começou a mudar nos últimos anos, se tornando um país de grande destaque nas questões da atualidade.
Na questão econômica, Brasil destaca-se por ser o principal exportador de matérias-primas. E com a descoberta de camadas profundas de petróleo (pré-sal), a expectativa é que o país se torne um grande fornecedor de energia.
O PIB Brasileiro esteve em franca expansão  até a eclosão da crise mundial  no fim de 2008, porém o impacto no país foi considerado modesto.
A Inclusão do Brasil no BRIC um seleto grupo de países emergentes gerou reconhecimento na imprensa mundial, e o reconhecimento da importância econômica do Brasil.
Á medida em que amplia sua participação na economia, o Brasil também quer maior projeção política, além de ser um dos líderes da reforma do Conselho de Segurança da ONU*
A diplomacia Brasileira deu um passo ambicioso, ao tentar mediar o impasse nuclear envolvendo o Irã e as potências ocidentais*


Nasce o ''BRIC''


O Chefe de economia do banco Goldman Sachs debruçou-se sobre os principais dados econômicos desses 4 países e percebeu que se destacavam pois, o grupo quando somado, poderá representar em 2050 a maior força econômica do planeta, suplantando os EUA, Japão, e os membros da União Europeia.
Ao chamar esse grupo de BRIC, jornalistas, economistas e os próprios governos desses países adotaram o acrônimo.


Consumo Interno


A Enorme força do BRIC provém de uma enorme fatia de população mundial desses países 2,7 bilhões de hab. e o BRIC possui também um território enorme a área dos 4 países são 1/4 das terras do planeta. Neste grande território há muita riqueza como o petróleo (Rússia e Brasil), produtos agrícolas (Brasil), mão de obra farta e barata (China) e potencial para o desenvolvimento de mais produtos com as inovações científicas e tecnológicas (China e Índia). Segundo a Fundação Getúlio Vargas, 32 milhões de pessoas passarão a integrar a classe média entre 2003 e 2008 (renda de 1115 e 4807, ou superior, que seria Classe AB).


Papéis Diferentes


Brasil e Rússia seriam os grandes fornecedores de matéria-prima (Brasil - alimentos, Rússia - petróleo. Já a Rússia dificilmente conseguirá recuperar a economia e a política que tiveram pela URSS, porém com a entrada do Brasil nos campos do pré-sal Brasil deve se tornar um exportador de petróleo também), Índia e China, concentram cada vez mais, mão de obra e tecnologia suficientes para inundar os mercados do mundo, e seus mercados internos.
A Agropecuária do Brasil vem se consolidando, especialmente devido a produção de soja e de carne bovina, a participação Brasileira na economia global também decorre da solução energética representada pelo Etanol, jazidas   
minerais e reservas de petróleo, e o fato de o Brasil possuir uma das maiores reservas de água doce do planeta.
Dos 4 países a Índia poderá representar a média mais alta de crescimento econômico em 2050 poderá ser a terceira maior economia, atrás de China e EUA. E a China ultrapassando o Japão.
Apesar do crescimento desses países de causar inveja nos países ricos, há problemas sérios nos países do BRIC: Má distribuição de renda nacional, problemas de infraestrutura, más condições de transporte, e gargalos na circulação de mercadorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário