sexta-feira, 29 de abril de 2011

2- Apostila - Química B - Química Orgânica

A Vida biológica se iniciou a partir das combinações de 4 elementos químicos: Carbono Nitrogênio Hidrogênio e Oxigênio .
Na década de 50 Stanley Miller tentou reproduzir a composição atmosférica da Terra primitiva: Gás Metano, Gás Amônia, Vapor de água e Gás Hidrogênio e fez passar uma centelha (fagulha elétrica) por tal mistura de gases, simulando assim os raios das tempestades na Terra primitiva, e observou a formação de aminoácidos (complexas moléculas), os aminoácidos podem se ligar formando proteínas necessárias para a vida biológica, porém há ainda muitas dúvidas sobre como os seres vivos se formaram, etc.
Não podemos esquecer que o carbono teve papel central pois é considerado por muitos o principal componente dos aminoácidos.

Química Orgânica

Bergman em 1777 propôs a expressão Química Orgânica, caracterizou  compostos orgânicos como os presentes em organismos vivos, e inorgânicos os presentes no reino mineral.
Berzelius reforçou sua tese afirmando que substâncias extraídas de organismos vivos, não podiam ser produzidas em laboratório, pois de acordo com ele, só seres vivos possuiriam uma ''força'' para sintetizá-la.
Mas Wöhler colocou em xeque a teoria de Bergman aquecendo cianato de amônia (uma substância inorgânica) e produzindo uréia, composto presente na urina.

Kekoulé e Couper (1859) sugeriram uma conformação estrutural que dizia que o átomo de carbono tem 3 características fundamentais.

*Kekoulé sugeriu que carbono é tetravalente: tem 4 ligações. Valência = Ligação. E analisando o Metano concluiu que o átomo de carbono é tetravalente (o átomo de carbono pode se ligar a outros átomos até completar 4 ligações).
Couper sugeriu que cada unidade de valência fosse representada por um traço e para evidenciar a possibilidade de valência de outros átomos também, esse traço é usado para representar uma ligação química. Ex:  = C = (há várias maneira de representar as 4 valências do carbono, ver na apostila).

*Tetravalência equivalente: Substituir um dos átomos de hidrogênio por um outro elemento e tentar posicioná-lo separadamente nas quatro posições, apenas uma substância é produzida, pois tem as mesmas propriedades físicas, confirmando assim que a tetravalência do carbono é equivalente.

*Os átomos de carbono se ligam com outros átomos de carbono formando cadeias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário