quarta-feira, 1 de junho de 2011

Oligarquia

Enquanto respondia uns exercícios da apostila do meu cursinho, vi que havia uma palavra em duas das questões que eu nãocompreendia o significado: ''Oligarquia'' 

Oligarquia (do grego ολιγαρχία, literalmente, "governo de poucos"). Em ciência política é a forma de governo em que opoder político está concentrado num pequeno número de pessoas. Essas pessoas podem distinguir-se pela nobreza, a riqueza, os laços familiares, empresas ou poder militar. Estados em que tal acontece são muitas vezes controlados por poucas famílias proeminentes que passam a sua influência ao longo de gerações.
Ao longo da história algumas oligarquias foram tirânicas, sustentadas na servidão pública, embora outras tenham sido relativamente benignas. Os escritores políticos da Grécia antiga empregaram o termo para designar a forma degenerada e negativa de aristocracia (literalmente, "governo dos melhores")Aristóteles foi o primeiro a usar esta palavra como sinónimo do governo pelos ricos, embora o termo exato neste caso seja plutocracia. Na oligarquia nem sempre é a riqueza que governa: os oligarcas podem ser qualquer grupo privilegiado, que não precisa estar conectado por laços de sangue como numa monarquia. Algumas cidades-estado da Grécia antiga foram oligarquias. (Baseando do que já estudei:Pelo fato de os cidadãos pobres não poderem largar o trabalho,  escravos, mulheres e estrangeiros, para que exerçam a vida política, o que acontecia em Atenas por exemplo.)

Pelo que entendi Oligarquia é um governo de poucos, pode ser ruim ou não para uma população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário